HOTELIER NEWS – 28/04/2021 – Por NAYARA MATTEIS
Vento no rosto, adrenalina sobre duas rodas e a vontade de explorar estradas mundo afora é uma boa combinação para experiências inesquecíveis. Junte tudo isso alinhado a uma hospedagem receptiva, boa gastronomia e roteiros pensados especialmente para quem tem o motociclismo como estilo de vida. Foi com esse direcionamento que três amigos apaixonados pelo universo das motocicletas criaram a Motor Road Experiences.
Conhecidos de longa data e parceiros de estrada, Peter Kutuchian, CEO do Hotelier News; Sergio Assis, fundador da Migro, e Luiz Vendramini, CEO da BackStage, resolveram tirar do papel um sonho antigo. Com o motociclismo e a hotelaria como pontos em comum, os profissionais desenvolveram a startup que chega para levar ao setor de turismo um nicho ainda pouco explorado.
Focado 100% no universo de duas rodas, a Motor Road chega ao mercado com a proposta de criar experiências em hotéis, bares, restaurantes e pontos turísticos brasileiros. Os sócios, que possuem ampla experiência em planejamento, gestão e comunicação, uniram seus esforços para promover momentos em lugares que tenham sinergia com o estilo de vida dos motociclistas.
“Como temos a mesma paixão por motos, sempre andamos juntos. Em nosso grupo de motociclistas, sempre havia o questionamento sobre para onde ir, onde se hospedar, onde comer. Então, decidimos criar uma estrutura para receber esse público, pois ainda não existem muitos locais especializados nesse tipo de atendimento”, explica Kutuchian.
Unindo o útil ao agradável, os sócios enxergaram na hotelaria o ponto de partida para trilhar um novo caminho. Enquanto Kutuchian é o CEO de um portal de notícias sobre o setor, Vendramini já atendeu muitos empreendimentos hoteleiros em sua empresa e Assis atua há 30 anos no mercado de hospedagens.
“Navegamos por muitas opções antes de criar a Motor Road, como bares e restaurantes. Como temos a hotelaria como outro ponto em comum, foi natural nos enveredarmos para esse universo”, acrescenta Vendramini.
Motor Road: hotéis parceiros
Diante de uma base robusta de relacionamento com o mercado hoteleiro, a Motor Road deu seu pontapé inicial firmando parcerias com empreendimentos que se identificam com a proposta. Atualmente com 12 hotéis afiliados, a startup oferece hospedagens em quartos temáticos que remetam ao universo de duas rodas.
“O motociclista é um público especial, em sua maioria das classes A e B, que consome e quer viajar. E nada melhor do que se hospedar e um ambiente que converse com esse estilo de vida”, destaca Kutuchian.
Os quartos tematizados pela startup ganham quadros, objetos de decoração, almofadas, pezeira, porta capacetes, kit de amenities da Harus entre outros elementos decorativos da Motor Road. Somando a experiência do motociclista, os hotéis ainda contarão com um embaixador da empresa treinado para receber o público, welcome drink, estacionamento coberto e seguro, identificação com adesivo fornecido pela startup, limpeza do capacete, guarda casacos e secagem de roupas.
A proposta é atingir meios de hospedagens de todas as categorias, do econômico ao upscale. “No caso da parceria Premium, os quartos serão tematizados. Já na standard oferecerá apenas os serviços e diferenciais da Motor Road”, enfatiza Kutuchian.
Vale ressaltar que os hotéis parceiros devem atender aos pré-requisitos solicitados pela Motor Road para se tornarem afiliados. A empresa selecionará apenas empreendimentos bem rankeados nos destinos, com programas de avaliação interna, notas altas de critérios de limpeza e experiência tecnológica.
Distribuição
As experiências de hospedagem Motor Road terão distribuição exclusiva pela Migro, plataforma de reservas online que possui mais de 1,5 mil meios de hospedagens cadastrados. “A Migro é uma plataforma criteriosa com a escolha de seus hotéis. Aproveitamos essa base para mapear empreendimentos em diferentes destinos e integrar o motor de reservas da Motor Road ao do nosso site”, explica Assis.
O CEO da Migro também pontua que os hotéis parceiros oferecem tarifas especiais como as ofertadas às operadoras. Em relação à precificação, serão cumpridas as paridades tarifárias de cada categoria. “Como se trata de quartos temáticos somados a uma experiência, os parceiros têm a possibilidade de praticar valores diferenciados também”, complementa.
O primeiro parceiro
Primeiro afiliado, o Intercity The Universe, na capital paulista, foi o primeiro a receber um apartamento temático. Segundo Alexandre Ventura, embaixador da marca e também amante do motociclismo, a parceria se encaixa na proposta de hospedagem da unidade, além de ser uma oportunidade de atrair novos nichos de clientes.
“Em nosso dia a dia atendemos muitos hóspedes que chegam de moto. Temos uma garagem coberta e toda a segurança para esse público. É uma vantagem comercial de exposição do hotel, pois são pessoas com poder aquisitivo que têm condição de gastar dentro e fora do prédio. Acredito que esse seja um negócio que tem muito a crescer”, pontua o gerente.
Por hora, o The Universe contará apenas com um apartamento tematizado, mas os planos são de expandir a experiência para um andar inteiro. “Também temos a ideia de desenhar mais elementos para a experiência dos motociclistas, incluindo a gastronomia”, revela Ventura.
Além do empreendimento paulista, a Motor Road firmou parceria com outros hotéis como Novotel Itu Golfe & Resort, Mabu Curitiba Business, Mabu Thermas Grand Resort, Planalto Select Hotel, entre outros.
Experiências
Muito além das hospedagens, a Motor Road quer ser uma facilitadora de experiências. Para isso, a empresa conta com a ajuda da Viva Enjoy, responsável pela criação de roteiros e passeios nos entornos dos empreendimentos afiliados. “Conforme formos nos desenvolvendo, vamos trabalhar com outros parceiros que conversem com esse universo rock’n’roll do motociclismo. Pontos como bares, restaurantes e realizações de eventos e weekend parties dentro dos hotéis afiliados são parte das experiências que queremos proporcionar”, salienta Vendramini.
A ideia da startup é criar roteiros que conectam todas as regiões do país, reunindo tribos de motociclistas pelo caminho. “Estamos começando pelas regiões Sul e Sudeste, que são muito favoráveis ao motociclismo. Em seguida, vamos para o Centro-Oeste e Nordeste”, complementa Kutuchian.
Para auxiliar na divulgação da startup, a Motor Road convidou influenciadores digitais motociclistas para se hospedarem nos empreendimentos afiliados e colocarem o pé na estrada. “Nossas primeiras parcerias são com o Los Condes e Eliana Malizia. Os influencers também terão seu próprio motor de reservas para conseguirmos ter um panorama do alcance da divulgação de cada um”, afirma o CEO do Hotelier News.
Quer fazer parte da Motor Road? Mande um email para parceiros@motorroad.empresarial.ws.
(*) Crédito das fotos: Nayara Matteis e Peter Kutuchian/Hotelier News