Cinco décadas de atuação marcam a presença da Honda em solo nacional. E para celebrar, a empresa lança nesta quarta-feira, dia 30 de junho, uma campanha especial em suas redes sociais. Na estreia, a Honda apresenta um vídeo inspirador, elaborado em técnica de foto colagem, que relembra os principais fatos históricos da empresa no Brasil, além de trazer a visão de futuro da marca para a mobilidade.

A campanha também conta com um selo comemorativo, que reforça elementos de brasilidade em suas cores e linhas, além de expressar a força dos 50 anos da empresa. A peça ainda é acompanhada do slogan “Sonhos que Movem Gerações”, escolhido a partir de concurso interno com os colaboradores Honda em todo país.
Para os canais digitais, o selo também possui uma versão em animação, que mostra a evolução da empresa ao longo destas cinco décadas ao passar por suas unidades de negócio e realizações.

Até o final do ano, as páginas corporativas da Honda no Facebook e no Linkedin – facebook/hondabrasil e linkedin/hondabrasil – também apresentarão uma série de conteúdos especiais sobre a trajetória da empresa no Brasil. A campanha é assinada pela agência Publicis.

A história da Honda no Brasil

O ano era 1971 e, após ganhar a confiança de milhares de clientes nos continentes asiático, europeu e norte-americano, a Honda chegou ao Brasil. No dia 26 de outubro, em um pequeno escritório estabelecido no bairro da Pompéia, na cidade de São Paulo, a empresa deu início às operações da Honda Motor do Brasil Ltda. em solo nacional.

As primeiras motocicletas Honda desembarcaram no porto de Santos (SP), trazendo toda a tecnologia japonesa, que não demorou muito para conquistar o coração dos brasileiros. Logo, as motocicletas da marca foram popularizadas, e se iniciava ali uma trajetória de crescimento não só da empresa, mas também do mercado de duas rodas no Brasil.

Assim, em 1976 a Honda inaugurou sua primeira fábrica brasileira, a Moto Honda da Amazônia, levando para a cidade de Manaus (AM) todo conhecimento global de fabricação, qualidade de produto e visão de negócios da empresa.

“Quando a Honda se instalou em Manaus, iniciou-se um extenso programa de desenvolvimento local. Além da construção de uma fábrica e da atividade fabril em si, houve a capacitação de profissionais, o aprimoramento conjunto com a cadeia de fornecimento e a implantação de projetos para preservação ambiental, contribuindo para o incremento socioeconômico de toda região”, comenta Issao Mizoguchi, atual conselheiro executivo da Honda South America e o primeiro brasileiro nomeado CEO da empresa na América do Sul, cargo que ocupou entre abril de 2014 e março de 2021.

Com 45 anos de existência, a Moto Honda da Amazônia é hoje um complexo industrial que vai muito além da montagem de motocicletas. “A unidade é a mais verticalizada em produção de motos Honda no mundo, além de ser uma das maiores do Polo Industrial de Manaus (PIM) e um dos centros de produção mais representativo das Américas, onde são fabricados desde embalagens metálicas, moldes, ferramentas, tubos estruturais, até diversos componentes que integram o produto final como escapamentos, rodas, guidões, chassis e outras peças”, explica Julio Koga, Vice-Presidente Industrial da Moto Honda da Amazônia.

O primeiro modelo produzido pela Honda em solo nacional, a motocicleta CG, também completa 45 anos de existência e é o veículo mais vendido do Brasil. A CG carrega consigo não só a admiração nacional, mas também a história da evolução da motocicleta no país. Pioneira na introdução de tecnologias ao mercado, com melhorias no conforto, segurança e no consumo de combustível, a CG foi a percursora da popularização da mobilidade em duas rodas.

Com a premissa de desenvolver soluções de mobilidade que atendam às expectativas dos mais variados perfis de clientes, a Honda Motos conta com a maior linha de motocicletas do mercado, com modelos que vão desde a Pop, com 110cc, até a GL Gold Wing, com 1.800cc.

“A Honda ocupa um lugar especial na vida de milhões de motociclistas no Brasil. São clientes que aprenderam a pilotar em uma Honda, que utilizam uma moto Honda em seu deslocamento diário e que também vivenciam a experiência prazerosa de lazer que só as ‘Asas da Liberdade’ proporcionam. Há, ainda, quem tenha memória afetiva com modelos icônicos da marca. É por isso que os 50 anos da Honda no Brasil é tão significativo para os apaixonados por motocicletas”, comenta Alexandre Cury, Diretor Comercial da Honda Motos.

Em Manaus, também são produzidos, desde 2001, os Produtos de Força Honda. Atualmente a empresa realiza a produção nacional de dois modelos de motores estacionários e três modelos de motobombas, além de oferecer a importação de roçadeiras, geradores e cortadores de grama. Com aplicações para a agropecuária, construção civil e jardinagem, os Produtos de Força Honda agregam praticidade ao dia a dia das pessoas.

Operação da Honda Automóveis do Brasil

O sucesso no segmento de motocicletas abriu caminho para a Honda iniciar no Brasil sua operação de automóveis. Em 1992, foi a vez do Honda Accord desembarcar no porto de Santos (SP), como o primeiro automóvel importado pela marca.

E, novamente, não demorou muito para a empresa se consolidar também no exigente e competitivo mercado automotivo. Reconhecida por seus produtos de qualidade superior e atendimento de excelência, a Honda expandiu a atuação também no mercado de quatro rodas, inaugurando, em 1997, sua primeira fábrica de automóveis, na cidade de Sumaré (SP). A operação teve início com a produção de 20 unidades do modelo Honda Civic, então em sua sexta geração, saindo diariamente da linha de montagem.

Ano após ano, a Honda Automóveis do Brasil introduziu novas tecnologias e modelos ao mercado nacional, além de ampliar seu parque fabril com a inauguração, em 2008, do setor de PowerTrain, com foco nas atividades de fundição e usinagem dos blocos e cabeçotes de motores.

E não parou por aí. “Em 2019, inauguramos uma nova fábrica na cidade de Itirapina (SP), que conta com modernas instalações e inúmeros diferenciais. A iniciativa demonstra o nosso compromisso com os brasileiros, em entregar produtos que superem suas expectativas”, comenta Otávio Mizikami, Vice-Presidente Industrial da Honda Automóveis do Brasil.

A Honda Automóveis acumula mais de 2 milhões de veículos entregues e oferece em seu line-up uma completa gama de produtos nacionais, entre SUVs, sedãs e monovolume; além dos importados CR-V e Accord, esse último recentemente confirmado com motorização híbrida, dando início ao processo de eletrificação dos automóveis Honda no país.

“Um dos principais atributos associados à marca Honda é a Qualidade. Adotamos internamente o termo DQR – Durability, Quality and Reliability (Durabilidade, Qualidade e Confiabilidade), que expressa o compromisso da marca em entregar produtos e serviços que superem as expectativas. Estes atributos são percebidos pelos clientes em toda a sua história de relacionamento com a marca, desde a aquisição, experiência de uso do produto, nos serviços pós-vendas e até no momento da revenda, uma vez que os veículos da Honda preservam o valor investido pelo cliente”, explica Roberto Akiyama, Vice-Presidente Comercial da Honda Automóveis do Brasil.

Foto: divulgação

VOLTAR
0
YOUR CART
  • No products in the cart.