Todo o motociclista tem uma paixão em comum e se você pensou na resposta mais óbvia, que é a própria moto, tudo bem, está com a razão também. Mas existe uma outra que é o desejo de percorrer estradas, principalmente se elas têm um montão de curvas. E são elas, sim, as serras, que acumulam dezenas delas, além de terem visuais muitas vezes fantásticos, e que, consequentemente, se tornam objeto de desejo dos motociclistas. Uma delas, que foi reaberta recentemente por nós, da Motor Road, numa parceria com a Parquetur, é a Estrada Velha de Santos, conhecida também como SP-148 – Caminho do Mar.
A estrada, que foi a primeira da América Latina a ser pavimentada em 1920, foi fechada em 1985. A história dela começa no século 18, quando era apenas uma trilha, utilizada para levar mantimentos e outras mercadorias para o Porto de Santos.
No século 19, recebeu a primeira pavimentação em pedras e depois perto do centenário da Independência, ou seja, em 1922, ganhou uma concretagem feita nos padrões Lorena, o engenheiro que havia executado a primeira pavimentação. A comemoração do aniversário de cem anos da independência também foi motivo para a construção de vários monumentos como mirantes e dois palacetes, o Rancho da Maioridade, que servia de parada para por água nos radiadores dos veículos, e o Pouso de Paranapiacaba, já no topo da serra.
Com o fechamento da estrada, apenas carros das equipes de manutenção dos aquedutos é que podiam circular por ela, além de outros veículos autorizados. Com a criação do Parque Estadual Serra do Mar, as gestões governamentais começaram a perceber que a SP-148 atraía visitantes e por isso permitiram que pedestres pudessem utilizar a rodovia.
Em 2021, o núcleo denominado Caminhos do Mar, que engloba a Rodovia Caminho do Mar, passou a ser gerida pela empresa Parquetur, que iniciou a movimentação para transformar o lugar num destino turístico com várias opções como tirolesas, praças de alimentação e outras atrações que estão sendo viabilizadas para serem inauguradas nos próximos meses.
Como subir a Estrada Velha de Santos de moto
Com a parceria entre Parquetur e Motor Road, os motociclistas podem subir a serra, que tem oito quilômetros de extensão. O passeio acontece uma vez por mês, aos sábados, e começa na portaria de Cubatão. Além do passeio de subida, a Motor Road organiza no topo da serra um show com duas bandas e área com food trucks e loja com a venda de camisetas, bonés e parches da marca.
Além disso, são disponibilizadas alguns serviços como ambulância, guinchos e oficina móvel. Tudo para garantir a segurança dos pilotos.
Para participar desse atrativo único na região metropolitana você tem duas opções:
- Fazer sua adesão gratuita no Clube de Vantagens da Motor Road e comprar seu ingresso com um preço especial, ou
- Fazer a compra no Sympla.
Em ambos, existe toda a explicação com detalhes desse passeio fantástico.
Te esperamos lá!
(*) Créditos das imagens capa: Peter Kutuchian/Motor Road | Interna: Eliana Malizia/Aceleradas